.

Neópolis participa da Primeira Audiência Pública sobre Destinação Final de Resíduos Sólidos.

publicada em 30/11/-0001 00:00 por

Mais de 100 pessoas entre estudantes, profissionais da área ambiental, políticos, catadores, representantes de associações e interessados no tema, estão participando nesta segunda-feira, 27, no auditório do Delmar Hotel em Aracaju, da Primeira Audiência Pública sobre Destinação Final de Resíduos Sólidos.

A Secretária de Assistência Social de Neópolis, Cândida Bispo compareceu ao evento e relatou que para ela, a conferência foi de extrema importância. “Esse evento trata da problemática dos resíduos e como devemos agir para mudar o quadro atual, principalmente agora com a aprovação da política nacional dos resíduos sólidos”, explica.

O que muda com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos é tema de palestra

“Com a implantação da nova Lei de Resíduos Sólidos no Brasil, vamos passar de um ambiente para um ambiente de segurança jurídica em que será possível fiscalizar e punir os abusos e crimes ambientais”, afirmou Walfrido Assunção Ataíde, um dos palestrantes da Primeira Audiência Pública sobre Destinação Final de Resíduos Sólidos.

Como um dos responsáveis pela elaboração da Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, Ataíde falou com propriedade sobre o que muda quando a nova legislação entrar em vigor. Entre os pontos destacados pelo palestrante está a obrigatoriedade da coleta seletiva nos municípios e a erradicação dos lixões, que devem ser transformados em aterro sanitário – com os devidos tratamentos – num prazo máximo de quatro anos. “Só poderão ser depositados os resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento”, explica.


Assunção falou ainda sobre a importância da responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida dos produtos, onde governo, indústria,comércio e cidadãos devem ser responsáveis pelo destino dos materiais, cada um em uma etapa.

 

Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

28 visualizações