.

Assistência Social realiza reuniões durante todo mês de março

publicada em 19/04/2018 00:00 por

A Secretaria de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social CRAS por meio do setor de Cadastro Único e Bolsa Família, realizaram durante todo mês de março, reuniões com as famílias beneficiadas pelos programas Bolsa Família e Cadastro Único. As reuniões foram realizadas em Propriá e nos Povoados: São Miguel, São Vicente e Boa Esperança, Santa Cruz e Assentamento Padre Cicero.

As reuniões tiveram como objetivo orientar e informar as famílias cadastradas a respeito dos benefícios oferecidos pelos programas sociais do governo federal como: desconto na tarifa social de energia e água, Carteira do Idoso, isenção em taxas de Concursos Públicos, isenção na taxa de inscrição do Enem, Programa Minha Casa Minha Vida, Carta Social, ID Jovem e BPC.

De acordo com a Assistente Social e Coordenadora do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Isabela Karolinne, os encontros foram importantes para que fossem ressaltadas as condicionalidades dos programas para que assim os beneficiários possam cumpri-las corretamente, “Falamos sobre as averiguações cadastrais realizadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social através do MPF e CGU para apurar possíveis irregularidades relativas ao requisito legal de renda. Na oportunidade esclarecemos dúvidas a respeito do kit digital”.

Outros assuntos abordados nas reuniões foram a respeito do Benefício da Prestação Continuada– BPC/LOAS, direcionado aos Idosos e Deficientes que recebem o BPC, beneficio que garante a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e a pessoa com deficiência de qualquer idade. Mesmo não contribuindo com a Previdência social, os beneficiários devem estar inseridos no Cadastro Único até dezembro/2018, “De acordo com a recente portaria interministerial realizada em conjunto pelos Ministérios de Desenvolvimento Social e Agrário, Planejamento e Fazenda, que trouxeram novas mudanças no BPC, sendo uma dessas mudanças, a inscrição no Cadastro único até o dia 31 de dezembro de 2018” destacou Isabela Karolinne.

Isabela destacou que a inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite acesso a outros programas sociais do Governo Federal, “Na oportunidade frisamos que os idosos e deficientes que já possuem cadastro devem atualizar os dados sempre que houver alguma alteração na família como: endereço, renda e óbito, já que a desatualização do cadastro também pode acarretar na suspensão do beneficio”.

Redação
Katlen Bomfim
Banner: Rômulo Costa

Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

20 visualizações