.

Reunião com a Coordenadora de Apoio dos Municípios do Baixo São Francisco da SEMARH

publicada em 26/04/2017 00:00 por

Hoje pela manhã, dia 26, o prefeito Magno juntamente as Secretarias de Obras, Agricultura e Assistência Social, e a Procuradoria, participaram de uma reunião com a Coordenadora de Apoio dos Municípios do Baixo São Francisco da SEMARH, Luciana Helena Kummer. Que apresentou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios Sergipanos do Baixo São Francisco.  

O Plano do Governo do Estado de Sergipe, vem através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), na perspectiva de subsidiar a gestão e as ações de gerenciamento relacionados aos resíduos sólidos. E prevê a construção de aterros sanitários em suas sedes (a sede de Japoatã seria Própria), centrais de resíduos, unidades de triagem, pontos de entrega voluntária central, além do encerramento e remediação de lixões, em consonância com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

 O Projeto está em andamento, e Japoatã tem o intuito de participar do Consórcio Público de Saneamento Básico do Baixo São Francisco, juntamente aos 27 municípios que formam o Baixo São Francisco, para fortalecer o consórcio e desta forma dar continuidade ao prejeto.

Segundo Luciana, o município deve adotar algumas medidas emergenciais para ajudar a manutenção dos resíduos, enquanto o projeto não se concretiza. “O primeiro passo para diminuir a quantidade de resíduos e dessa forma não acumular a lixeira do município, seria a coleta seletiva, como também  a prefeitura dar o devido apoio aos catadores de resíduos sólidos em parceria de programas sociais, como o que já está acontecendo no SEBRAE com a cooperativa local”, destacou.

Fonte: ASCOM JAPOATÃ

Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

21 visualizações