.

O Município

História do Municipio

Tobias Barreto surgiu no final do século XVI em um sítio de aproximadamente 40 tarefas, onde apareceu uma imagem de Nossa Senhora. E em homenagem a esta os camponeses construíram uma capelinha e fizeram residências em volta dela formando uma aldeia batizada de Paraíso. A imagem de Nossa Senhora desapareceu por duas vezes sendo encontrada num matagal próximo. Na segunda vez destruíram o matagal e construíram outra capelinha onde hoje fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos.

Com isso o novo povoado recebeu o nome de Capela de Nossa Senhora dos Campos do Rio Traripe, hoje Rio Real, por estar situado às margens desse rio. Com o tempo se chamou Vila de Campos do Rio Real e o nome do povoado foi simplificando até ser chamado apenas de Campos. Em 17 de janeiro de 1835, o povoado foi elevado à categoria de vila. Em 1909 foi elevado à categoria de município e pelo Decreto-lei Estadual nº 550 de 23-10-1909 passando a denominar-se Tobias Barreto.

 Município brasileiro do estado de Sergipe, situado na Região Nordeste do Brasil, encontra-se na região do Vale do Rio Real do Estado, vem se destacando como um dinâmico centro de serviços para a região e por ser a cidade de maior expressão política e econômica da região. Fica localizada a 128 km da capital, Aracaju. É o segundo maior município em extensão territorial de Sergipe, atrás somente de Poço Redondo. É também o quarto maior município do interior sergipano, em termos populacionais. E o Sétimo município mais populoso de Sergipe com uma população estimada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 52.116 habitantes.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Tobias_Barreto_(Sergipe)