.

O município

História do Municipio

História do Municipio

Região - Norte de Sergipe 

Atividades econômicas - Agricultura, coco, peixe e petróleo

Possui uma área de 363,761 km² (IBGE).

Pacatuba está localizada no litoral norte do estado de Sergipe, estando a 116 km de Aracaju. Devido à sua localização, Pacatuba dispõe de uma rica flora e fauna, tendo sido descoberto, recentemente, o Pantanal de Pacatuba, com características semelhantes ao Pantanal do Mato Grosso do Sul. Há ainda uma extensa faixa de praias praticamente desertas,  E FAZ FRONTEIRA COM SEIS MUNICÍPIOS: JAPOATÃ, JAPARATUBA, BREJO GRANDE, PIRAMBU, NEÓPOLIS E ILHA DAS FLORES.

PACATUBA TEM UMA POPULAÇÃO ESTIMADA EM 14.650 HAMITANTES NO SENSO 2021. SEGUNDO INFORMAÇÕES DO IBGE.

ÁREA TERRITÓRIAL 381,428 km²

Densidade demográfica    35,14 hab/km²

 

ANTES MESMO DA CHEGADA DEFINITIVA EM TERRAS SERGIPANAS DOS PORTUGUESES, EM 1590, ACREDITA-SE QUE OS ÍNDIOS TUPINAMBÁS JÁ TINHAM, POR AQUELAS BANDAS DE PACATUBA, UMA RELAÇÃO COMERCIAL COM FRANCESES.

NO INÍCIO DE 1600, JÁ SE TINHA NOTÍCIA DE UM FORTE ALDEAMENTO NA CONFLUÊNCIA DO RIO POXIM DO NORTE COM O BETUME. QUEM COMANDAVA AQUELE POVOAMENTO ERA O CACIQUE PACATUBA. QUANDO CRISTÓVÃO DE BARROS INVADIU SERGIPE, CUMPRINDO ORDENS DO GOVERNO DA BAHIA E DE FELIPE II DA ESPANHA, QUE REINAVA EM PORTUGAL, DEU-SE UMA MATANÇA GENERALIZADA. TODOS OS MAIORES RECURSOS MILITARES TERIAM SIDO USADOS. CRISTÓVÃO VENCEU OS PODEROSOS CACIQUES BAEPEBA, SERIGY E SIRIRY.

PARA A MAIORIA DOS HISTORIADORES, ANTES QUE AS COLUNAS DE CRISTÓVÃO DE BARROS CHEGASSEM À REGIÃO DO SÃO FRANCISCO, OS CACIQUES JAPARATUBA E SEU IRMÃO PACATUBA ACABARAM SE ENTREGANDO AOS PORTUGUESES E PEDINDO PAZ. MAS OUTROS ESTUDIOSOS DISCORDAM E ACREDITAM QUE CRISTÓVÃO ENCONTROU RESISTÊNCIA SIM, E VENCEU POR CONTA DA FORÇA MILITAR.