.

Dia do Folclore

publicada em 27/08/2019 00:00 por Enzo Mattos e atualizada em 27/08/2019 18:06 por Enzo Mattos

Resgatar o folclore e a cultura popular  esse foi o objetivo  da comemoração pelo Dia do Folclore que as secretarias de  Educação. E a direção da Creche Adelina Silva Nascimento

As crianças fizeram questão de mostrar o trabalho, dramatizando e dançando.
Além das apresentações, os professores envolveram os alunos durante todo este mês com atividades diversas como imagens, interpretações, produção de textos e ainda confecções de cartazes, músicas, danças, parlendas, desenhos, adivinhações, entre outras, que lembram a herança cultural do país. As atividades foram expostas para que todos pudessem apreciar.

História do folclore

O folclore é uma área de estudo que está vinculada a antropologia, uma área do conhecimento que estuda o homem e a humanidade dentro de vários aspectos, incluindo o cultural. Os estudos nessa área começaram a surgir no século XVIII e começaram a ser de fato bem sistematizados a partir da segunda metade do século XIX.

Pioneiros importantes nessa área foram os irmãos Grimm e Johann von Herder e a primeira instituição surgida com enfoque na pesquisa sobre folclore foi a Sociedade do Folclore (Folklore Society) que foi criada em Londres, em 1878. Os debates promovidos por essa associação definiram quais assuntos poderiam ser relacionados com o folclore.

Foi debatido que elementos como mitos, contos, histórias populares, festas, crendices, rituais de magia e bruxaria, dialetos, expressões populares e coisas do tipo eram parte do folclore de um povo. A partir daí, os estudos sobre folclore ganharam um forte impulso e se espalharam pela Europa e chegaram aos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, demorou um pouco até que os estudos sobre folclore se consolidassem. Alguns nomes foram muito importantes no estudo desse tema aqui como Luís Câmara Cascudo, mas o primeiro evento sobre folclore só foi organizado aqui em 1951 – o I Congresso Brasileiro de Folclore. Esse evento foi organizado no Rio de Janeiro e chegou a algumas definições que até hoje embasam determinados estudos na área.

Características

Definir características básicas sobre o folclore é uma tarefa difícil e gera muita polêmica entre os especialistas nessa área do conhecimento. Esse debate segue em curso aqui no Brasil e muitos pontos que um dia foram unânimes, hoje já são relativizados ou questionados por diversos estudiosos.

De toda forma pode-se destacar alguns elementos como:

  • O anonimato da obra, apesar de questionado, é considerado um elemento importante para definir se algo faz parte do folclore ou não;

  • Os elementos que são parte do folclore tem de ter uma aceitação coletiva e tem de ser transmitidos de geração em geração pela oralidade;

  • Surgimento de maneira espontânea e não por decisão de autoridades.

     

    Para o Prefeito Marreta(PSDB), esse é um mês voltado à celebração da cultura e das manifestações populares, o que fortalece os vínculos familiares na unidade. “Esse tipo de evento fortalece as nossas tradições culturais. Além disso,integra nossa equipe e alunos, possibilitando o fortalecimento de vínculos”, destacou a gestor.

    Fonte: Ascom

Compartilhar | Imprimir


Mais Fotos...

40 visualizações