.

06 de Junho - Dia Nacional de Luta contra a Queimadura

publicada em 06/06/2018 00:00 por e atualizada em 06/06/2018 11:55 por Katlen Bomfim
06 de Junho - Dia Nacional de Luta contra a Queimadura

O Dia Nacional de Luta Contra a Queimadura é uma data que serve de alerta a toda população, especialmente neste mês, onde são realizadas várias festas juninas com as tradicionais fogueiras e fogos de São João. Por conta disso, o município de Propriá, através da Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados necessários na prevenção e tratamento de queimaduras.
 
Queimaduras: origem, primeiros-socorros e prevenção
 
A queimadura está entre os acidentes domésticos mais comuns e é caracterizada por lesões nos tecidos que envolvem várias camadas do corpo como a pele, cabelos, pêlos, músculos, olhos, entre outros.
 
A queimadura pode ser causada pelo contato direto com brasa, fogo, vapores quentes, objetos superaquecidos ou incandescentes. Entretanto, também podem acontecer através do contato com substâncias biológicas (caravelas e águas-vivas), químicas (ácidos, soda cáustica e outros), emanações radioativas (raios infravermelhos e ultravioletas) ou pela eletricidade.
 
Existem diferentes graus de lesão:
 
- Primeiro grau: esse tipo de queimadura atinge apenas a camada mais superficial da pele, a epiderme. Ocasiona uma vermelhidão e uma ardência no local afetado. Normalmente, é causada por exposição prolongada ao sol, ou contato rápido com alguma chama, ou objeto aquecido.
 
- Segundo grau: essa queimadura já não é superficial, pois atinge a epiderme e a derme. É caracterizada pela presença de bolhas, inchaço, vermelhidão e a dor é intensa. Também pode ocorrer perda de água e de sais minerais e provocar um quadro de desidratação grave.
 
- Terceiro grau: esse é o tipo mais grave, pois atingem todas as camadas da pele, inclusive o tecido gorduroso e os nervos, podendo alcançar inclusive os ossos. Curiosamente, é caracterizada por pouca dor, já que destrói as terminações nervosas de sensibilidade.
 
Contudo, uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiros graus e cada tipo exige um socorro característico.
 
O que fazer:
 
- Interrompa imediatamente o efeito do calor, utilizando água fria (não use água gelada) ou um lençol úmido para apagar as chamas do corpo da vitima;
 
- Em caso de queimaduras causadas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia. Tome cuidado com os fios soltos e água no chão;
 
- Para vítimas de corrente elétrica, observe se há parada respiratória. Se houver proceda com a respiração de socorro. Ligue imediatamente ao serviço de urgência/emergência.
 
- É muito importante retirar pulseiras, jóias, relógios, pois a área afetada poderá inchar;
 
- Encaminhe a vítima para o hospital caso a queimadura seja muito extensa, de 2º ou 3º graus.
 
A melhor providência com relação às queimaduras é preveni-las: use filtro solar sempre antes de se expor ao sol; mantenha as crianças afastadas de produtos químicos e inflamáveis; tenha cuidado ao utilizar o fogão, velas, cigarros e qualquer outra fonte de ignição; evite soltar fogos de artifício; proteja a rede elétrica de sua residência evitando sobrecarga ou fios desencapados.
 
Fonte: Blog de Saúde
 
Por: Junior Dantas
 
Siga no Instagram: @smspropria
 
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Propriá
Tempo de Reconstruir
Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

21 visualizações