.

Centro de Atenção Psicossocial Irmã Augustinha promove evento em Alusão à Luta Antimanicomial

publicada em 24/05/2018 00:00 por

Hoje (24), a equipe do Caps - Centro de Atenção Psicossocial Irmã Augustinha sob a coordenação de Jackeline Andrade, realizou um evento em Alusão ao Dia da Luta Antimanicomial que é celebrado anualmente na data 18 de Maio.

O evento que aconteceu na Praça Fausto Cardoso teve a participação da Filarmônica Santo Antônio, Palestra sobre o tema e apresentação de peça teatral composta por usuários e funcionários do Caps irmã Augustinha, que em forma de dramatização retratou um pouco de como era a vida dos usuários no Manicômio e como é a vida no Centro de Atenção Psicossocial.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

O evento contou com as presenças do Secretário de Saúde Iokanaan Filho, da Primeira-Dama Helena Santana, de coordenadores, assessores, turmas de alunos do Colégio Estadual Coronel João Fernandes de Britto e de membros da sociedade em geral.

Em sua fala o Secretário Iokanaan Filho destacou a importância de lembrar essa Luta contra os Manicômios, que durante anos ao invés de sanar os problemas mentais dos usuários, acabavam agravando ainda mais os quadros de Saúde deles. Um trabalho totalmente inverso ao que é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial nos dias atuais.

Texto/Arquivos: Junior Dantas 

 

Siga no Instagram: @smspropria

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura Municipal de Propriá

Tempo de Reconstruir

Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

30 visualizações