.

A Secretaria de Assistência Social, realizou a 3º e 4º etapa de avaliação e cadastro dos artesãos do município, para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.

publicada em 22/05/2018 00:00 por

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, realizou a 3º e 4º etapa de avaliação e cadastro dos artesãos do município, para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. E dessa vez os povoados que receberam a visita das técnicas foram o Povoado Currais, com as rendeiras e o Povoado Carro Quebrado com as mulheres que trabalham com palha e cipó.

O cadastramento é realizado pelas técnicas de artesanato da Secretaria de Estado, que avaliam a produção de cada artesão e concluem a tipologia do artesanato apresentado, e emitem as carteiras pelo órgão responsável.

Japoatã é um município muito rico de artesanato, e até agora já foram cadastrados cerca de 70 artesãos, mas vão haver novas oportunidades de cadastramento que serão divulgadas assim que houver definição.

Essa ação vem com o objetivo, de resgatar a dignidade do artesão local, através de um conjunto de ações, além de incentivar o empreendedorismo principalmente nas mulheres, uma vez que a maioria dos artesãos são mulheres.

“Isso vai possibilitar a comercialização dos produtos dessas artesãs em feiras de artesanato regionais e nacionais, além da possibilidade de participarem de oficinas e cursos de artesanato, e ser contribuinte autônomo para fins previdenciários, essas e outras vantagens são adquiridas ao se cadastrar no Programa do Artesanato Brasileiro.” Ressaltou a Secretária Municipal Vera Carvalho.

ASCOM/PMJ

Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

13 visualizações