.

Estudante Gloriense da rede pública é aprovado em 1º lugar para medicina na UFS

publicada em 29/01/2020 11:43 por Vieira Neto

Por Vieira Neto - DRT/SE 2.135

Passar no vestibular realmente é o sonho de muitos estudantes, e, para alguns, o esforço é bem maior devido a algumas dificuldades que enfrentam no dia a dia. O resultado do SISU, divulgado nesta terça (28) fez com que todo esforço valesse a pena, para diversos alunos da rede pública de ensino, em especial ao jovem Leonardo de Oliveira aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina na Universidade Federal de Sergipe.

Natural de Nossa Senhora da Glória, mais precisamente no Povoado Aningas, o estudante de 18 anos sempre estudou em escolas públicas. Seu Ensino Fundamental ocorreu na Escola Municipal Dep.Euvaldo Diniz e o Ensino Médio no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa.

Para o aluno Leonardo, estudar na Escola Municipal Dep. Euvaldo Diniz foi importante, inclusive para a escolha do curso. “Na Euvaldo Diniz tinham professores que me incentivavam sempre e me motivavam para que conseguisse tudo o que almejava. Foi muito importante para mim esse apoio que recebi. Sempre gostei muito da área (Saúde), e era, desde o fundamental, a minha primeira opção. Mesmo vindo de uma realidade tão distante, sempre acreditei no meu potencial”.

Na Escola Municipal, o futuro médico recebeu no ato de sua formatura, uma placa de Honra ao Mérito, pelo reconhecimento dos seus esforços durante o ensino Fundamental e participando de uma das etapas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) ganhou a medalha de bronze, conquistas que já destacavam a capacidade do jovem perante os estudos.

Vale destacar que a Escola Municipal Dep. Euvaldo Diniz até o ano de 2013, ofertava o ensino fundamental menor, fazendo com que ao concluir a quarta série (atual 5º ano), estes fossem remanejados para a Escola Municipal Presidente Dutra, no povoado Lagoa Bonita. Na gestão Com a Força da Nossa Gente a situação mudou. A escola passou a ofertar o Ensino Fundamental Maior (até o 9º ano). "Assim que assumimos detectamos um problema que poderia prejudicar o ensino, que era a grande quantidade de alunos por turma na Lagoa Bonita, haja vista que muitos saíam daquela região para estudar neste local. Para dar mais qualidade ao ensino e manter os alunos mais próximos da sua comunidade, fazendo com que não percam suas raízes e história, implantamos o ensino fundamental maior no Povoado Aningas", destacou a Secretária Municipal Rosevania de Andrade.

“Estou muito feliz pelo fato de estar cumprindo com o nosso papel de gestor, investindo corretamente no que considero de mais importante que é a área de educação. O sonho alcançado pelo aluno é a certeza que a Gestão esta dando oportunidades iguais, a aqueles que o destino lhes deu caminhos diferentes”, destaca o Prefeito Chico do Correio.

De acordo com Leonardo, a saída para estudar o Ensino Médio na cidade, no princípio, não foi fácil. “Estudei o primeiro ano à noite, no Manoel Messias Feitosa, por conta do transporte. Era um ensino bem limitado (ensino à noite). Apenas no segundo ano meu pai conseguiu, com muito esforço, construir uma casa, mesmo simples, para eu poder estudar no ensino integral do Manoel Messias Feitosa”.

Além do ensino Integral, Leonardo fazia também cursinhos on line, que ajudaram no seu aprimoramento e o futuro já está traçado pelo jovem. “Agora pretendo concluir a graduação com êxito, estabilizar-me financeiramente e conseguir a especialização com o mestrado”.

“A gente nunca espera, mas sabia da minha capacidade, e quando vi que nas parciais do SISU estava sempre em primeiro, não tive tanta surpresa. Estou Muito Feliz”, destacou Leonardo de Oliveira.

Questionado sobre um dia retornar ao Povoado Aningas para cuidar da saúde da comunidade, o futuro Doutor não hesitou. “Adoraria poder trabalhar na região onde eu cresci, inclusive meus planos iniciais eram esses. Se for possível, não irei recusar”.

Ao finalizar ele deixou dicas de como alcançar os objetivos. “É possível (Aprovação), basta sonhar, acreditar e se esforçar, que os resultados serão sempre positivos”.

“Acredito muito no talento individual de cada um, mas também na questão do esforço, nada é impossível se você luta por isso, eu sou a prova disso!”, concluiu o Jovem Leonardo de Oliveira.

Nota da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

"É de se destacar que uma educação de qualidade requer profissionais qualificados, que foi uma das principais preocupações dessa administração. Professores com formação nas áreas de atuação e principalmente, professores que acima de qualquer qualificação, valorizam o aluno como ser humano, incentivando para cada dia ousar vôos mais altos. A todos os professores e professoras da escola pública, os nossos parabéns!!!"

Compartilhar | Imprimir


Mais Fotos...

160 visualizações