.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão realiza Conferência em favor dos direitos da Pessoa Idosa

publicada em 04/07/2019 13:09 por Vieira Neto

Na abertura do Evento, os idosos da Quadrilha Junina Idosos do Sertão fizeram uma belíssima apresentação.

 

Aconteceu no salão do CRAS-Centro, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo o tema foi  "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Diretos da Pessoa Idosa, em parceria com o Município de Nossa Senhora da Glória, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão.

As Conferências têm como objetivo conseguir representações de todo o país para, além de avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais, como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer.

A Secretária Executiva do CMDPI, Marília Andrade, destaca a importância da Conferência na Capital do Sertão. “A importância da efetivação das políticas públicas voltadas aos idosos e lutarmos cada vez mais pela garantia dos direitos da pessoa idosa. Foi um momento para falarmos sobre as dificuldades no envelhecimento do idoso no cenário brasileiro e discutir como a violência e a não efetivação das políticas públicas nos afetam diariamente. O espaço foi usado para que todos os presentes tenham vozes, momento para sensibilizar a sociedade e reunir novas propostas em defesa de todas as pessoas idosas”.

Na oportunidade foi assinada pelo Prefeito Chico do Correio a Lei Municipal 1.040/2019, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso. Com isso, cria o Fundo Municipal de Direitos do Idoso, que é um instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas aos idosos da Capital do Sertão.

Para o Prefeito Chico do Correio, o município dá um passo importante no que diz respeito aos direitos da pessoa idosa. “É um momento impar em nossa Administração, pois esta Lei irá ampliar os direitos de todos os idosos do nosso município. Isto demonstra toda a sensibilidade do prefeito e de toda sua equipe, criando o fundo municipal do idoso que vai poder viabilizar recursos específicos do Município, do Governo Estadual, do Governo Federal e também do setor privado”.

Compartilhar | Imprimir


Mais Fotos...

91 visualizações