.

Governo Estadual em parceria com o Município, distribuem sementes na Capital do Sertão

publicada em 30/04/2019 15:02 por Vieira Neto

Na tarde desta segunda (29), o Governo do Estado, em parceria com o Município de Nossa Senhora da Glória promoveram a entrega de sementes de milho aos agricultores do Alto Sertão Sergipano. Foram distribuídas, ao todo, 16,6 toneladas de grãos, sendo 13 toneladas de milho somente em Nossa Senhora da Glória. O evento foi realizado na Praça Filemon Bezerra Lemos, defronte a Prefeitura Municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a distribuição das sementes beneficiarão aproximadamente mais de 1000 famílias. As sementes foram entregues para os Presidentes das Associações das Comunidades para que eles possam realizar a entrega para os produtores.

A entrega de sementes de milho representa um investimento de R$ 900.000,00, realizados através de recursos do Fundo de Combate à Pobreza. 

Estiveram presentes os representantes das cidades de Aquidabã, Canindé de São Francisco, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Poço Verde, Porto da Folha, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Tobias Barreto, Lagarto, Pinhão e Poço Redondo.

O Prefeito Chico do Correio participou da solenidade de entrega e agradeceu ao Governo do Estado pela ajuda, vale destacar, em tempo hábil. Toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura está mobilizada para a entrega das sementes aos agricultores.

Programa da palma e Melhoramento Genético

De acordo com o Governador Belivaldo Chagas o Programa da Palma encontra em processo de licitação. O programa trata da aquisição de raquetes sementes de palma forrageira, mais resistente à seca. A aquisição de insumos , beneficiarão 1.300 famílias de agricultores familiares da região.

O Governador anunciou o Projeto de Melhoramento Genético Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), que traz como objetivo o melhoramento genético do gado leiteiro de pequenos produtores sergipanos.

Lei de Regulamentação dos Queijos Artesanais

Fechando as novidades para o Sertão, o Governador assinou o Projeto de Lei que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais (tradicional e inovação) no Estado de Sergipe, desejo antigo dos produtores de queijo sergipanos. Em Gloria, cerca de 30 queijarias poderão se enquadrar na Lei.

A legislação detalha os processos, técnicas, tipos de queijos e demais derivados do leite produzidos artesanalmente, além de estabelecer critérios que asseguram a qualidade e inocuidade dos produtos. A lei trata de diversas recomendações voltadas à higienização, equipamentos e instalações das queijarias, onde são fabricados, maturados e embalados os produtos. A nova legislação também vai exigir certificações aos manipuladores envolvidos no processo de fabricação do derivado do leite.

 

Com Informações da Agencia SE

Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

44 visualizações