.

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

publicada em 11/09/2021 10:00 por DAVID MATHEUS LIMA SANTOS

Hoje, o principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertando a sociedade a respeito desta triste realidade. O suicídio é um fenômeno complexo, com diferentes características e de múltiplas determinações que afeta a sociedade como um todo e não apenas os familiares das vítimas. O tema, envolve pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Esses efeitos estão em nível global e podem ser prevenidos!

O passo mais importante é saber identificar os sinais da pessoa que demonstram comportamentos suicida, e que nem sempre são visíveis. Há práticas que precisam de atenção, como os indícios verbais: “estou cansada (o), eu não aguento mais”. Na maioria das vezes as pessoas não se alertam a essas palavras que podem prenunciar a intenção de se retirar a própria vida.

Também, é preciso observar os sintomas associados na rotina do indivíduo, pois algumas mudanças no cotidiano podem ser vestígios de risco, como: isolamento, desinteresse, depressão, má alimentação, alteração no sono e agressividade. Caso isto ocorra, deve-se perceber que a pessoa não está bem e precisa de ajuda.

A existência de algum transtorno mental também precisa de acompanhamento especial, pois pode ser um fator a desencadear atos suicida.
Campanhas de prevenção e empatia são de máxima importância e podem evitar o ato de tirar a própria vida. Setembro amarelo, é o mês da prevenção ao suicídio, mostrando que é preciso agir! Mas vale ressaltar, que a prevenção e observação deve ser feita o ano inteiro.

Você não está sozinho (a).
Viver é sempre a melhor opção!

Compartilhar | Imprimir


Mais Fotos...

1 visualizações