I. Coordenar e executar assistência geral direta e imediata ao Presidente, sua representação política social e jurídica, podendo inclusive, prestar depoimento pessoal, através do seu titular;
II. Assessorar o presidente em assuntos de natureza politico-parlamentar;
III. Receber preparar e encaminhar os expedientes e despachos do Presidente da Câmara Municipal encaminhá-los aos Órgãos competentes acompanhar o seu cumprimento;
IV. Controlar as Audiências Públicas em conformidade com o Regimento Interno, manter atualizada a agenda de assuntos e compromissos do Chefe do Legislativo Municipal, organizar e executar as atividades do Cerimonial;
V. Assessorar a Presidente em assuntos pertinentes a comunicação e a promoção social;
VI. Coordenar e controlar a assistência administrativa aos demais Órgãos do Poder Legislativo Municipal;
VII. Controlar e encaminhar os Projetos de Lei e demais proposituras que forem encaminhadas ao Prefeito Municipal;
VIII. Executar outras tarefas correlatas que lhe sejam atribuídas.