.

CONBASF realiza 1ª reunião de planejamento 2022 com participação de secretários municipais de Meio Ambiente

publicada em 12/01/2022 17:07 por
CONBASF realiza 1ª reunião de planejamento 2022 com participação de secretários municipais de Meio Ambiente

O Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) realizou nesta terça-feira, 11, a 1ª reunião de planejamento de 2022, com a participação dos secretários e secretárias de Meio Ambiente dos municípios consorciados. O encontro aconteceu na modalidade on-line, e foi mediado pela superintendente Anne Graziele, que conduziu as discussões sobre as ações que serão desenvolvidas pelo Consórcio.

 

Durante a reunião, os participantes discutiram sobre a possibilidade de encontro previsto para acontecer no próximo dia 26, com o objetivo de discutir sobre a taxa de lixo, como também, debateram sobre as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, que versa sobre a estruturação das secretarias no âmbito da gestão ambiental, ações que visam a implementação da coleta seletiva e capacitações para o novo modelo de PGRS digital, que será aplicado pelos engenheiros.

 

No encontro ainda foi apresentado o atual cenário de encerramento dos lixões de alguns municípios e as alternativas apresentadas com a reabertura do transbordo de Propriá e o andamento de reabertura de outros transbordos para atender os demais municípios da região, a exemplo de Poço Redondo e Monte Alegre. Além dos transbordos, o CONBASF enfatizou o trabalho de continuidade aos editais de licitações que contemplam a construção de aterros sanitários em Japaratuba e Canindé do São Francisco.

 

Também pautado para a reunião, o Consórcio apresentou o mais novo contrato assinado entre o CONBASF e a empresa privada Campo do Gado, parceria responsável pelo Projeto de Regulação de Mercados e Feiras, que viabiliza para os municípios, o descarte de resíduos de origem animal, oriundos da comercialização de carnes, aves e frios em geral em mercados e feiras livres. Os rejeitos serão transportados e depositados para o baú refrigerado, localizado na Unidade de Transbordo de Propriá. O descarte é gratuito e o Projeto deverá comtemplar outros municípios consorciados, viabilizando o descarte em locais mais próximos das sedes.

Compartilhar | Imprimir


Mais Fotos...

Nenhuma imagem encontrada.

7 visualizações