.

CBHSF APROVA PROJETO DE GRANDE BENEFÍCIO AMBIENTAL, ECONÔMICO E SOCIAL NO BAIXO SÃO FRANCISCO SERGIPANO

publicada em 12/08/2019 00:00 por

Na quinta feira, 09 de agosto de 2019 o Superintendente do CONBASF, Mário Rosa, em companhia do Engenheiro Civil Gilvando Matos, o Tecnólogo em Saneamento Ambiental Valtemir Santana e o Mestrando em Recursos Hídricos Frankilin Modesto, participaram de reunião da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, na cidade de Penedo/AL.
A participação teve por objetivo, fazer a apresentação do projeto que visa a implantação da CENTRAL DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM E UNIDADE DE TRANSBORDO do arranjo Propriá, o qual beneficiará diretamente 16 municípios da região do Baixo São Francisco Sergipano: Própria, Telha, Cedro de São João, Malhada dos Bois, São Francisco, Amparo do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora Lourdes, Itabí e Gararú. Indiretamente, Brejo Grande, Pacatuba, Ilha das Flores, Neopolis, Santana do São Francisco, Japoatã. Podemos ainda citar, que através de Pacto Federativo, ainda podemos ajudar os municípios alagoanos do nosso entorno.
O projeto é composto por um conjunto de obras de engenharia, que resultarão na reforma e ampliação dos galpões industrias cedidos ao CONBASF pela CODISE, e aquisição e instalação de equipamentos, onde se pretende instalar a CENTRAL DE TRIAGEM de resíduos recicláveis dos municípios envolvidos e a UNIDADE DE COMPOSTAGEM, que transformará os resíduos orgânicos em Adubo e a UNIDADE DE TRANSBORDO para atender o encaminhamento ambientalmente adequado, dos rejeitos do municípios que o compõem. Ainda está prevista em uma segunda etapa do projeto não contemplada por esses recursos, a construção de uma UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, que agregará maior valor aos materiais recicláveis, produzindo matéria prima acabada, que poderá servir de fomento a instalação de industrias de beneficiamento deste material, gerando mais emprego e renda na para a região. Ainda podemos citar como a maior das vantagens, a erradicação dos lixões na área dos municípios contemplados, o que fará também com que cesse o careamento de chorume para o leito do Rio São Francisco, o que irá representar um grande avanço no processo de revitalização.
Esse projeto já aprovado em favor do CONBASF, na ordem de Três Milhões de Reais, é o ponto de virada e uma ação de grande impacto na gestão atual do CBHSF, sendo assim o grande legado histórico que jamais será esquecido, dentre outra grandes ações levadas à efeito, pela diretoria, sob o comando de Anivaldo Miranda. Lembramos ainda, que desde da apresentação da versão inicial do projeto, sempre tivemos o apoio também dos grandes guerreiros da causa do meio ambiente, Honey Gama (Presidente da Comissão Socioambiental da OAB/SE e Coordenador da Câmara Consultiva do Baixo São Francisco), Rosa Cecília, Bonifácio Valgueiro, Ailton Rocha ( Superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe) e dos nossos irmãos alagoanos Maciel Oliveira, Ana Catarina, Jackson, Valesca, Roberto Farias, Marcelo e outros mais, irmanados na mesma causa. Temos também como grandes incentivadores as instituições, Governo do Estado de Sergipe, através da CODISE, SEDURBS e DESO, PREFEITURAS ENVOLVIDAS, OAB/SE, MPF, MPE, MPT, TCE/MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS e CODEVASF. Sem esse somatório de forças, nada disso seria possível, como resultado, o meio ambiente ganha, a inclusão social dos catadores ganha, a sociedade ganha e o benefício é de todos.

O DIFÍCIL FAZEMOS AGORA, O IMPOSSÍVEL DEMORA SÓ UM POUCO.
JUNTOS SOMOS FORTES.

Compartilhar | Imprimir


Mais Fotos...

72 visualizações